Nota aos Clientes FLIN

Tempo de leitura: 3 minutos

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Prezados Clientes e Amigos FLIN,

Desde o dia 09 de Novembro de 2018, próximo das 18h, nossas equipes vêm trabalhando de forma absolutamente exaustiva para conter possíveis instabilidades e também a interrupção parcial e/ou total nos serviços de internet prestados por nossa empresa.

Através desta nota, tornamos públicas as informações:

  • As oscilações na performance da entrega dos serviços e/ou até a possível interrupção momentânea dos mesmos são consequência de mecanismos sofisticados, conhecidos como “cyber attacks” (ataques cibernéticos externos), cujo objetivo explícito é prejudicar diretamente a FLIN;
  • Todo ataque à rede e ao Core da FLIN afeta na qualidade dos serviços entregues por esta. Desta forma, àquele que fomenta os ataques a nossa empresa, finda por prejudicar nossa base de clientes;
  • Os ataques são coordenados, utilizando computadores de várias partes do mundo (máquinas “Zumbi”);
  • Destaca-se aqui que estes ataques vem ocorrendo não apenas conosco, mas também com outros provedores de Santa Catarina – em especial da grande Florianópolis – afetando milhares de usuários em nossa região de atuação;
  • A motivação por trás destes ataques está sendo investigada por profissionais peritos na área de cibercrimes e os culpados serão processados. Apesar de já possuirmos fortes indícios de quem comete tal crime, qualquer acusação nesse momento seria especulativa;
  • A Delegacia de Crimes Digitais da Polícia Federal já foi notificada;
  • As providências de mitigação e resolução são tomadas diariamente, por equipes divididas para atuarem 24h por dia, 7 dias por semana.

Nossa empresa atua no mercado de provimento de serviços de internet de forma pioneira no estado, tendo iniciado sua operação em 1995. Nesses 23 anos de história, já enfrentamos diversas dificuldades, mas sempre superamos todos os obstáculos com muito trabalho e dedicação. Doravante, o cenário que estamos enfrentando é criminal. Há uma intenção clara de prejudicar nossa empresa – e sua imagem – por parte de quem está executando os ataques e/ou de quem está fomentando os mesmos.

Nesse momento conturbado, gostaríamos de certificar nossos clientes de que todos os esforços estão sendo colocados na mitigação das falhas através da aplicação das melhores práticas de mercado. Nossos engenheiros e parceiros estão focados na resolução em regime de plantão. Neste final de semana, nossa empresa empresa ocupou o terceiro lugar global em ataques sofridos, porém conseguiu contingenciar a permanência de sua operação.

Concluímos dizendo que temos ciência que estes transtornos afetam o cotidiano dos nossos usuários e pedimos sinceras desculpas pelos transtornos. Episódios como este são temporários e nos trarão ainda maior experiência para melhorarmos nossos serviços. Sentimo-nos responsáveis pelo progresso da região da grande Florianópolis em tornar-se um pólo referência em tecnologia e ainda sabemos que há muito a ser feito!

Certos da compreensão, agradecemos o suporte dos clientes e amigos da FLIN nesse momento e deixamos nossas portas abertas para toda crítica e manifestação construtiva que julgue apropriada.

Respeitosamente,

 

Direção FLIN

(LINHA LIVRE INTERNET LTDA)

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