5 dicas para criar senhas mais fortes

Tempo de leitura: 2 minutos

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Você tem ideia de quantos cadastros com suas informações pessoais estão espalhados pela rede? Já reparou como os sites e apps exigem cada vez mais dados seus antes de oferecer um serviço? Pois é. Não temos noção do quanto, mas estamos muito expostos. Mesmo com tantos cadastros novos toda semana, não dá para tentar “simplificar” a vida e optar por senhas repetidas ou de fácil memorização. Afinal, é a sua identidade que está em jogo. Mas como criar uma senha realmente segura?

via GIPHY

Selecionamos algumas dicas básicas para dificultar a vida de quem tentar invadir suas contas:

1. Crie senhas longas. Quanto mais longa a senha, maior a sua segurança. Pode ser meio chato no início, mas logo você se acostuma a digitá-las rapidamente.

2. Use tipos diferentes de caracteres. Se a sua senha tiver números, pontuação, maiúsculas e minúsculas ela dificilmente vai ser descoberta.

3. Não use dados óbvios. É importante reforçar: muita gente ainda usa essa estratégia para criar senhas fáceis de lembrar. Evite dados pessoais seus ou de membros da família (nomes, sobrenomes, datas, números de telefone, documentos ou placas de carro). Também é arriscado usar sequências alfabéticas ou numéricas. Ditados populares, letras de música e palavras óbvias em outro idioma também são alvos fáceis.

4. Escolha caracteres de uma frase. Use uma frase pronta como base. Então, selecione a primeira, segunda ou terceira letra de cada palavra da frase para formar a senha. Por exemplo: a frase “O Cravo brigou com a Rosa debaixo de uma sacada” pode gerar a senha “OCbcaRddus”.

5. Substitua palavras de uma frase. Escolha uma frase que faça sentido para você e que possa ser facilmente lembrada. Mas cuidado: não opte por frases óbvias demais e que podem ser ligadas a você. Depois de escolher, substitua alguns caracteres por outros que sejam semelhantes. Você pode inventar um padrão de substituição baseado na semelhança visual dos caracteres (“w e vv”) ou na fonética (“ca” e “k”). Também é uma boa ideia criar seu próprio padrão de substituição. Por exemplo: se a sua frase é “Sol, astro-rei do Sistema Solar”, você pode duplicar as letras “s” e “r”, substituir “o” por “0” (número zero) e criar a senha “SS0l, asstrr0-rrei d0 SSisstema SS0larr”.

 

Fonte: Cartilha de Segurança para Internet Cert.BR

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *